top of page
Aus Ouvidos

Inquietações e encontros para reaprender a escutar

Atualizado: 10 de abr.

O Instituto Aus Ouvidos desenvolve o programa de escuta especializada: escutas pontuais, assim nomeado por não se configurar um tratamento ou um acompanhamento de psicoterapia



São escutas que ocorrem no formato online, configurando um encontro de videoconferência com agendamentos prévios, onde profissionais especializados na área da psicologia e da psicanálise realizam as escutas pontuais.

A fragilidade, a solidão, a falta de respostas, o medo, a dor, o luto sequestrado no cenário pandêmico, impactam na vida social, emocional, econômica de todos nós. Seguimos aprendendo a lidar com tantas situações e é pelo ato da escuta que entendemos ser um modo de contribuição para melhoria na saúde mental.


Assim, reinventar a escuta é criar espaço na pluralidade de encontros, conhecimento de culturas, diversidades, aprendizados de nossas histórias frente às vulnerabilidades, as mais singulares lutas cotidianas. A escuta pontual se torna ponto de encontro para que ao falar o protagonismo se inscreva.

Escutar é promover saúde, é permitir que novas vozes ecoem entre nós. É uma contribuição para a saúde mental de nossa sociedade.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), saúde mental é um estado de bem-estar no qual o indivíduo é capaz de usar suas próprias habilidades, recuperar-se do estresse rotineiro, ser produtivo e contribuir com a sua comunidade.

A escuta pontual é este respiro possível contribuindo para melhoria da saúde mental.

Falar com um profissional especializado, reaprender a se escutar, a ter a escuta como pauta, é restaurar os espaços, e encontrar novos caminhos possíveis.

O objetivo primeiro do Instituto Aus Ouvidos é realizar o encontro na escuta pontual, um encontro que permita transformação pessoal e social implicando na diversidade de saberes a conexão de pertencimento de grupos. Somos frágeis, humanos e não estamos sós, estamos conectados sim em coletividades nas quais a ação da escuta permite um lugar e espaço de reconhecimento e pertencimento.

Cada escuta pontual se dá no particular do encontro virtual em nossa plataforma, o cadastro de grupos ocorre via nosso site e com implicação de uma persona que se instaura no lugar de curador da escuta, assim construímos os laços entre o IAO e a organização ou grupo que formamos parceria.

Consolidamos o laço através deste responsável ‘curador da escuta’, é quem nos apresenta ao grupo e leva a este grupo todo o formato de como procedemos com as escutas.

Nenhuma ação se dá de modo presencial, com a utilização de ferramentas precisas e com rigor de uma ética responsável; reinventamos o conceito de escuta e cuidamos de depositar naquele que fala, o protagonismo de sua história.

Não há custos em nenhum momento deste trabalho.

Entendemos a posição de escutar como uma oportunidade de conhecimento e troca de saberes, o que nos implica em uma modalidade inovadora sem qualquer inserção de um pronunciamento colonizador da escuta.

Há que se ter espaço para falar e para ser escutado com um cuidado suficientemente bom para que a humildade da troca de saberes esteja presente. Assim entendemos que escutar é um compromisso com seriedade e respeito e buscamos realizá-lo dentro do melhor de nossos movimentos de encontro, o qual nomeamos: escutas pontuais.

Denise N. Abreu

Presidente – Instituto Aus Ouvidos

136 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page